Desafios Técnicos :: Sika

Desafios Técnicos : http://piniweb.pini.com.br/imagens/solucoes-tecnicas/logo_sika.png

Visando reduzir custos com sistema de impermeabilização, assim como no transporte, nova argamassa monocomponente é testada em residencial de Guarulhos (SP)

Formulação desenvolvida no SikaMonoTop 100 Seal permite economia com relação ao m² impermeabilizado

Divulgação: Sika

O residencial Class, localizado na cidade de Guarulhos, na região Metropolitana de São Paulo, foi o primeiro empreendimento a receber a aplicação da nova argamassa polimérica impermeabilizante de alta performance da Sika, chamada de SikaMonoTop 100 Seal. A obra, executada pela construtora Tibério, recebeu o produto em parte das áreas frias da edificação (banheiros), visando vantagens na redução de custos do sistema de impermeabilização como também na facilidade de estocagem. 

Isso porque a nova argamassa da Sika é monocomponente, ou seja, fornecida apenas em uma embalagem em pó - enquanto os demais tradicionais produtos existentes no mercado são bicomponentes. "Para utilizar o produto, basta adicionar água na medida indicada na embalagem. O SikaMonoTop está pronto para uso", conta Romeu Martinelli, coordenador de sistemas de impermeabilização da Sika. "Por ser monocomponente,  e chegar pronto para uso reduz-se os riscos na obra, com perdas do componente líquido ou se misturar o produto tradicional bicomponente com água, alterando assim, a composição final do produto e comprometendo o seu desempenho técnico, complementa. 

A Sika estima que o produto proporciona uma economia em torno de 30% por m2 em relação aos produtos bicomponentes pela redução de custos fabris. Além disso, o custo do frete é reduzido por não se transportar componentes líquidos e, por último, facilidade no preparo e na aplicação, bastando apenas misturar água - foram as principais vantagens destacadas pela Sika. 

 "O SikaMonoTop foi aplicado na obra e apresentou o comportamento que nós esperávamos: forma de aplicação, consistência e trabalhabilidade,  tudo ficou de acordo com o previsto", explica Eduardo Xavier, coordenador de construtoras residenciais e comerciais da Sika. 

Indicações e aplicação 

O produto é indicado para ser utilizado tanto como forma preventiva na impermeabilização de paredes internas e externas, poços de elevadores, tanques, cisternas, fundações, pisos e paredes de áreas frias, (banheiros, lavanderias, cozinhas), paredes em contato direto com o solo, entre outros, quanto para corrigir problemas como, umidade de rodapés e vazamento em piscinas e reservatórios - de acordo com a empresa. 

A argamassa fica pronta após misturar o pó com a água. Antes da aplicação da primeira demão, a superfície deve ser umedecida com água, tomando cuidado para não saturar a mesma (não umedecer as outras demãos). O produto deve ser aplicado com vassoura de pelos macios, trincha, pincel ou broxa. O consumo estimado de 1 kg por m2 de massa fresca por demão. As recomendações da Sika apontam que deve-se aplicar de duas a quatro demãos cruzadas do produto, de acordo com o serviço a ser realizado. A segunda demão deve ser feita após a primeira ter endurecido ou secado ao toque (3 a 6 horas, dependendo das condições locais de temperatura e umidade). 

Outras vantagens expostas pela empresa são: alta aderência em substratos cimentícios, argamassas, concreto e alvenaria; redução do processo de carbonatação por formação de barreira, não é corrosivo, tóxico ou inflamável e é resistente a pressões hidrostáticas positivas. 

Fonte: Revista Pini